uma lei geral de ensino. — Reformas de gabinete, sem consulta aos corpos técnicos. — Por isto, radicais e contraditórias. — As leis Rivadávia Corrêa e Carlos Maximiliano. — A última reforma federal. — A supressão da autonomia das Congregações. — A que se reduziu o antigo Conselho Superior de Ensino! — As Congregações fechadas aos candidatos de mais de 40 anos. — A organização dos cursos jurídicos. — Disposições absurdas. — A questão do ensino secundário. — O coeficiente pessoal do professor na educação da mocidade. — Excelente, a ideia de uma universidade em São Paulo. — Lei de ensino durável? — A que for elaborada por técnicos e debatida no Congresso - 411
A OPINIÃO DO DR. ARTHUR NEIVA
A reforma federal do ensino médico. — A posição da cadeira de parasitologia. — Supérflua, a de medicina tropical. — A questão do ensino secundário. — Curso de cultura geral sem especialização. — Ginásios organizados antes para instruir do que para educar? — Sim: tanto que evitei para meu filho o curso ginasial. — O atraso em que estamos neste particular. — Pela ciência e pela cultura desinteressada. — O exemplo de Manguinhos. — Obstáculos criados pela mentalidade nacional. — As elites intelectuais: forças criadoras da civilização. — São Paulo, centro de gravidade nacional. — O problema das universidades. — O dever de resolvê-lo de um golpe e a todo o transe. — A opinião do prof. Myiajima. — Falha capital, a ausência de universidades. - 422
AS CONCLUSÕES DE NOSSO INQUÉRITO
A questão do ensino secundário. — Ainda do ponto de vista de um oportunismo transigente. — Onde se encontram e se harmonizam as opiniões. — Pontão flutuante de passagem, mas afastado das duas margens... — A tendência utilitária para transformar o ensino secundário num curso de preparatórios. — Uma nova corrente de ideias. — Por um curso de cultura geral sem preocupações profissionais. — A última