ABRINDO O INQUÉRITO
A ilusão sobre o nosso ensino público. — Falta de uma política de cultura. — Instrução que se desenvolve sem um ideal orientador e sem espírito de continuidade. — Evolução orgânica e crescimento por adições e enxertos. — A falta de caráter educativo em nossas escolas. — Instrução e educação moral. — A cooperação da iniciativa privada.
A quem se habituou a dobrar-se à complexidade dos problemas de educação que assumem em cada meio aspectos novos e se eriçam de dificuldades de toda natureza, não será necessária análise minuciosa do nosso aparelhamento escolar para lhe tatear os erros e defeitos. Bastará, para que se desvaneça a ilusão de suas apregoadas perfeições, lembrar como em geral têm sido encaradas e tratadas entre nós as questões de ensino e de educação. Onde quer que se tome a sério esse problema capital em que entram em jogo os mais altos interesses da coletividade, o pronunciamento dos técnicos e o debate franco na imprensa e nas assembleias legislativas constituem elementos imprescindíveis ao esclarecimento dessas questões ventiladas sempre em todos os seus pormenores e estudadas a todas as luzes.