O ENSINO PRIMÁRIO E NORMAL
Entrando em cheio em nosso inquérito. — Duas atitudes censuráveis. — O ensino primário e normal na sua atual organização. — A volta ao passado. — O triunfo da burocracia no ensino. — A obsessão da uniformidade a todo transe. — O ensino normal e primário, nas suas linhas gerais. — Erros e defeitos. — Visão pessimista? — Têm a palavra os entendidos na matéria... — O nosso questionário.
Não há estado de espírito mais contrário aos ideais de renovação do que a ingenuidade satisfeita com que nos comprazemos às vezes na obra realizada, menos por sentimento de respeito pelo esforço alheio do que pela oportunidade aberta, dessa forma, à cultura do menor esforço, da incompetência e da irresponsabilidade. Ninguém, de fato, terá o direito de exigir que trabalhemos com afinco por melhorar, com reformas substanciais, aquilo que apregoamos por ótimo e em que só encontramos motivos de ufania... A atitude pode ser cômoda; mas não será justa, sobretudo em questões de relevância a respeito das quais só se mantém, a preço dos mais altos interesses comuns, essa tranquilidade sonolenta dos que parecem não suspeitar das conquistas científicas que renovaram por toda parte as ideias de educação.