A QUESTÃO APRECIADA PELO SR. SUD MENNUCCI
Ensino sem plano nem alvo prefixado. — Comprimido dentro de uma burocracia estreita e uniformizadora. — Em torno de um artigo da Constituição Nacional. — A nossa escola primária e a obra de educação popular. — O que significam as pomposas exposições de trabalhos manuais... — A escola que existe, falhou. — Discutindo o problema das Normais. — O espírito que domina a inspeção técnica. — Burocracia aparatosa de fiscais, à sombra do diretor geral. — A que a lei de 1925 reduziu a Faculdade de Educação. - 108
A RESPOSTA DO SR. LOURENÇO FILHO
A complexidade dos problemas do ensino. — Rude empirismo com que são tratados. — Mentalidade que urge renovar. — Esplêndido isolamento... — Emparedados entre os conselhos de Miss Brown e o hieratismo comovedor de seus discípulos... — Vício orgânico e desvio funcional. — Ausência de finalidade educativa e social, no ensino. — Educação que não se anima ao calor de um ideal superior. — Concepção didática retrógrada. — A escola tradicional montada para uma concepção social vencida. — A escola nova inspirada em novos ideais. — O verdadeiro papel da escola primária. — A necessidade da educação como função pública. — Ler, escrever e contar são simples meios. — Aspectos particulares do problema do ensino, entre nós. — Influência da escola nos problemas locais. — Pela adaptação do ensino às necessidades da região. — Rádio-escola e cine-escola. — O que deve ser o ensino normal. — A cooperação da família e da escola. — A quinta roda do carro. - 127
AS CONCLUSÕES DE NOSSO INQUÉRITO
A mentalidade que domina o ensino primário e normal. — Ausência absoluta de orientação científica e sociológica. — Direção técnica sem o menor contato com as ideias modernas de educação... — E