A educação pública em São Paulo

sem sombra de idealismo superior. — A pedagogia oficial encastelada na rotina. — O horror ao debate e às correntes livres de opinião. — A ideia do monopólio e a mecanização burocrática da vida intelectual e pedagógica. — A iniciativa particular estrangulada pelo regímen oficial. — O espírito de disciplina niveladora. — Tentáculos com que se aperta o professorado. — Por falta de outra argamassa de coesão. — A reforma de 1925. — Bandeira que se arriou. — Velho estandarte de procissão. - 153

AINDA AS CONCLUSÕES DE NOSSO INQUÉRITO

A escola primária divorciada dos ideais modernos de educação. — Escola deficiente ainda no ponto de vista alfabetizante. — Alguma coisa pelos analfabetos de letras. — Nada pelos analfabetos de ofícios. — A falta de caráter educativo na escola primária. — Para o conhecimento das profissões e a revelação das aptidões. — O problema da educação colocado em face dos novos problemas sociais. — Escolas do trabalho e escolas-comunidade. — Adaptação do ensino às necessidades regionais. — O desprezo pelos recursos com que a ciência acode à obra de educação. — O cinema e o rádio. — As bibliotecas escolares, operárias e circulantes. — O problema das normais. — Honrando-nos com defeitos e erros que não queremos corrigir. - 161

SEGUNDA PARTE

ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL

I

Construção suspensa pouco acima dos alicerces. — O ensino técnico e profissional e o seu desenvolvimento. — Simplesmente irrisório. — Nem o aparato de uma exterioridade brilhante... — As nossas cinco escolas profissionais. — Presas à cadeia de uma legislação inepta e confusa. — Questão técnica de aspectos nitidamente pedagógicos. — Estágios e especialização. — Matéria para comentários humorísticos...

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