A educação pública em São Paulo

— A formação técnica do pessoal docente. — Desenvolvimento sem unidade de plano. — Até que, enfim, uma ideia genial de reforma de 1925... — Como se liquidam, entre nós, as questões de ensino. — Ainda e sempre, o horror às ideias modernas de educação - 175

II

Falta de um plano preliminar de conjunto. — Sobre os dados de nossas necessidades reais. — E com um espírito moderno de finalidade. — A preparação do elemento nacional para as atividades técnicas. — Ensino sem estrutura para se pôr de pé. — E sem articulação com o sistema geral do ensino. — Obrigatoriedade para o ensino técnico elementar. — Educação técnica pós-escolar obrigatória. — O problema da orientação profissional. — As provas psicotécnicas. — O papel do médico na escolha das profissões. — Moléstias profissionais e higiene industrial. — O nosso questionário. — Crítica que envolve e sugestões que encerra. - 183

A OPINIÃO DO SR. PAULO PESTANA

Ensino técnico e profissional, entre nós? — Em estado caótico, sem a menor organização. — Estabelecimentos, em número insuficiente. — Quanto aos que existem... — Pessoal docente sem preparo técnico. — Por que falharam as escolas agrícolas. — A Escola Agrícola de Piracicaba e... os candidatos aos empregos públicos. — O ensino agrícola e a velha rotina dos práticos. — Até que ponto será útil o princípio do self-supporting? — A obrigatoriedade do ensino técnico elementar. — Plano modesto, mas eficiente. — Por onde temos de começar. — A formação do professorado rural. — O ensino popular agrícola pelas palestras com projeções. - 193

A RESPOSTA DO SR. NAVARRO DE ANDRADE

A falha mais sensível do ensino agrícola. — A formação científica de seu pessoal docente. — Por que

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