Conceito de civilização brasileira

O seu objeto tem sido a narrativa circunstanciada dessas ocorrências, o esclarecimento paciente dos seus pontos obscuros, sem entretanto nenhuma preocupação outra, nem mesmo a de ligar esses fatos, que não se produzem por geração espontânea, nem pela fantasia de alguma divindade irônica e displicente, às suas origens e às suas consequências humanas. Escrever História não é contar histórias, nem o trabalho do historiador se situa entre o do relojoeiro e o do decifrador de charadas.

Chamamos, portanto, História do Brasil a esse esforço, sem dúvida respeitável e grandioso, de reunião de fatos passados, mas feito sem propósito orgânico, sem visada sintética, sem orientação filosófica.

A transformação deste depósito de matérias-primas em uma estrutura lógica, concentrada, que seja ao mesmo tempo uma explicação do passado e uma indicação do futuro, eis a passagem da História do Brasil para o que chamaremos História da Civilização Brasileira.

É como se juntássemos as peças esparsas e dissecadas de um cadáver sobre a mesa do anfiteatro anatômico, depois de sabermos minuciosamente

Conceito de civilização brasileira - Página 19 - Thumb Visualização
Formato
Texto