Formação histórica da nacionalidade brasileira; Primeiros povoadores do Brasil; 1500-1530

saber). Na sociedade portuguesa monopolizava em resumo o ensino, obras pias e direção de consciências, além de manter sempre vivas as tradições nacionais.

O estabelecimento da Inquisição, por motivos políticos e religiosos, veio acrescentar à tarefa do clero a defesa da unidade da monarquia. Nas tentativas de absorção e povoamento dos domínios ultramarinos surgiu o missionário incumbido de solidificar os alicerces da conquista. Durante dois séculos o Brasil foi um dos maiores campos em que verdadeiros santos desenvolveram abnegada atividade. Espalhados pelo imenso território, instruíram os brancos, protegeram índios e sacrificaram as suas vidas com fé igual à dos primeiros apóstolos do cristianismo.

OS JUDEUS

No fim da dinastia de Avis a população cristã, embora de diversa origem, mostrava-se unida pelo idioma e religião. No sul do país restavam alguns mouros que não chegavam a ter importância. O mesmo não se podia dizer dos hebreus. Calculava-se na época o número deles em 500 mil no total de cinco milhões de habitantes da península ibérica. Em Portugal, perfaziam um quinto da população, constantemente acrescidos pelos que fugiam da Espanha.

Dados de fonte antiga são geralmente incertos e muito exagerados. Não há dúvidas, no entanto, acerca da importância dos judeus no reinado

Formação histórica da nacionalidade brasileira; Primeiros povoadores do Brasil; 1500-1530 - Página 31 - Thumb Visualização
Formato
Texto