14 horas. Em meio às variações barométricas, e às de umidade e de calor, que só agora começam a ser devidamente observadas em alguns postos, aparelhados ao reconhecimento e registo dos dados essenciais no estado de tais fenômenos, tempera-se o clima com o sopro apaziguante dos ventos gerais, a que já Ives d\'Evreux atribuía \"o ceptro e o reino\" dessa parte do Brasil. Clima quente mas seco, a sua sanidade está julgada. Nos fracos coeficientes da porcentagem higrométrica e nos dois ou três graus da oscilação térmica normal concorrem os elementos principais de salubridade, reconhecida unanimemente nas opiniões de observadores, em falta das tabelas rigorosas de estatística demográfica.
A vastíssima região do nordeste brasileiro não oferece de valor, sob o ponto de vista hidrográfico, senão as lagoas e as lagunas do Pochi a Maceió, estas os depósitos inesgotáveis e gordos do marisco sururú, o São Francisco, que é o vice‑rei da potamografia brasileira e o fronteiro e raso Parnaíba.
Este é o rio de pastagens, perene, calmo e benéfico, correndo a princípio entre as rochas metamórficas, depois pelo meio das chapadas de grés nu e afinal por sobre a areia e argila de cobertura de velhos xistos, por onde se