compacta e larga placa de cimento em derivação, não podendo reter o benefício do que lhe mandam as invernias. E como o céu pede o alimento em retorno das condensações, para o devolver de novo ao terreno que fertiliza e refresca, a falta de correspondência compensativa gera, em essência, os caprichos da estiagem no setor de nordeste.
Os efeitos da tremenda contingência natural manifestam-se sobre todos os elementos vivos que ali habitam, desde a liliácea de que nos fala Gardner e que em seis dias dá a haste, a flor e a semente, para aproveitar o regalo da primeira bátega, até o rústico e heroico plantador ou guardador do gado que, de Pastos Bons ao Catolé do Rocha ou ao Pilão Arcado, pede à arte dos pebas ou preás a hidráulica do cavouco e vai ao ponto em que os músculos estiraçados inda resistam e os cáusticos do sol lhe consintam respirar.
O mar, em face do longo contorno da baixa sedimentação praiana, não se recorta em angras ou baías vastas e seguras, quase que só tem o acidente na vertical: o banco de areia ou a rocha do recife. Daí a falta de ancoradouros para a facilitação de cabotagem numerosa e capaz, o que já havia concorrido a fazer-se, até 1700, pelos fundos das terras a