formacão antidiluviana da serra do Mar, parodiando-lhe a direção até o morro do Lopo. É outra ossatura ampla, adaptada na solda de mesma hora, quando foi da fundação do bloco primitivo. Pelos seus altos cimos passam três fronteiras políticas, dominando outrossim a história das primeiras entradas dos sertanistas caminho do Tietê e Paraíba. Esse sistema parte da Cantareira à serra do Piumhi arquitetando os planaltos e ribanceiras em que Minas se estiraça e reclina, escondendo os tesouros subterrâneos de seu reino encantado.
Formando topes alcantilados ou inúmeros planaltos e dividindo as águas desde o Uruguai até a boca do São Francisco, desde o Paraná ao Jequitinhonha, a saliência da longa cordilheira marinha incorpora ao domínio de suas linhas majestosas o melhor dos patrimônios, aquele em que figuram de eixos retangulares, na épura do nosso progresso, a estrada de ferro Noroeste e a São Paulo-Rio Grande.
Abarcando quase todo o baixo São Francisco, a Baía recebe a cordilheira marítima pela serra dos Aimorés, dissolvendo-se-lhe o nome e o aspecto seguido nos imensos contrafortes e espigões que embasam a chapada Diamantina, de cujas encostas nascem os pequenos afluentes do São Francisco e os que se lançam diretamente