da propiciação da altitude, se estende também pelos altos da serra, onde a vila do Duro goza de melhor clima que outras encontradas mais de um grau ao sul.
O aspecto geológico mais impressionante, nas terras centrais do Brasil, é o da decomposição geral dos gneiss e das formas xistosas e talcíticas transformadas na argila, que se aprofunda em camadas as mais características e largas. Exercem-se nestas as ações exógenas de erosão e corrosão, abalando e gretando, na lavagem ácida dos aguaceiros, o edifício estrutural, em desvios monumentais de terras carreadas pelo fundo dos vales, cada vez mais acentuados na denudação generalizada, em que a água, como estatuário insatisfeito, modela e remodela os fácies topográficos de nossa terra, erguendo a montanha, recortando-lhe as cristas e achatando os planaltos. No maciço central parecem ser essas as forças predominantes que o delinearam e o emoldam. Resistem as rochas mais compactas aos escopros meteóricos, que os torneam e fraturam, de acordo com a direção e a maior ou menor resistência dos estratos.
Martius com o espírito penetrante e claro de nomenclador, aguçado no dilucidar as confusões da natureza, reservou o domínio de uma de suas quatro províncias vegetais — a das Oreades