manto de aparato e capacete de plumas. No chão das capelas igualavam-se estados e profissões, só os príncipes escapavam do chão ou das paredes igualitárias. As catacumbas apinhavam-se não longe do altar. Muitas vezes o incenso não impedia os cheiros do podrideiro, sob as tábuas do soalho. Quem falaria de higiene, quando seria mister converter-se no pó da Escritura, sob os olhos do Altíssimo, na atmosfera triste de salmodias? O Estado não prescindia efetivamente da Igreja, pois o voltaireanismo de Dom Pedro II ainda não viera enfraquecer a união fundamental. O imperador com a mulher ia todos os sabados à Gloria, dobrar a majestade à majestade da Virgem. Mas a religião, que era antes fetichismo divertido e pomposo, não tinha força alguma para dirimir as contendas, nem evitar a corrupção do clero um tanto mulherengo, ocupado a recensear os paroquianos, a socorrê-los com os sacramentos, lambiscando na gamela das congruas, ou cevando-se noutros benefícios eclesiásticos. Mas, sem faculdades diretivas ou disciplinares, a religião no primeiro reinado era contudo uma herança de avós; estava nisto o valor enorme de suas fórmulas grosseiras, vindas de muito longe, pejadas do prestígio da continuidade — o traço forte do antecedente