de bons mapas. Do Rio Grande do Norte a Biblioteca possui doze mapas gerais, todos os quais consultamos. Só pudemos localizar um rio, uma lagoa e uma povoação. E não se diga que pouco mais se pode apresentar. Sabemos de povoações, rios e fazendas. Os mapas deste estado, por nós verificados, são falhos e antigos.
No Amazonas há pouca coisa. O Prof. Jaques Raimundo cita a ilha de Cachimbo, no rio Japurá, entre as ilhas de Pequiá e Paranari; e Marimbinha, lago no município de Manaus. Os mapas não os localizam. Procuramos o primeiro, sem obter resultados, em cartas especiais do rio Jamundá. Não encontramos outras indicações nos livros e mapas.(*) Nota do Autor
O lago Cachimbo, no Pará, foi localizado de acordo com a planta do rio Jamundá, levantada por Barbosa Rodrigues, em 1875. A ilha de Iaiá não encontramos nos mapas. Arriscamo-nos a situá-la, uma vez que conhecemos a sua posição exata.
A lagoa Zumbi, no Rio Grande do Norte, foi tirada do trabalho do Tte. Vital: Coast of Brazil from the St. Roque channel to Formosa.
No Rio Grande do Sul há um número bem escasso de termos geográficos de procedência africana. Os indicados foram feitos de acordo com o Mapa da viação do estado do Rio Grande do Sul — Inspetoria Federal de Estradas — 1928".