biológicas ou sociais. Ora traços étnicos ou raciais, ora usos e costumes, ora resíduos linguísticos, religiosos ou mágicos ou formas de dominação política, ora uma alteração nos dados da civilização material (utensílios, habitações, ferramentas, armas etc.) testemunham a fusão social ou cultural consumada, por vezes, em épocas bastante remotas. Nunca se deve esquecer que o contato de dois grupos sociais não é comparável, de maneira alguma, com o contato de duas substâncias químicas que, invariavelmente, se atraem ou repelem segundo leis predeterminadas. Os contatos sociais e culturais são condicionados por um número praticamente ilimitado de fatores. Repete-se aqui o que se dá com todos os fenômenos sociais; a causalidade afigura-se sob um aspecto toto coelo diverso da causalidade mecânica das ciências naturais. Estamos abordando, porém, um assunto já muito ventilado.
A assimilação social, oriunda do contato de duas unidades heterogêneas, apresenta, esquematicamente falando, três aspectos diferentes. Suponhamos o caso de uma assimilação já consumada das unidades A e B. É possível que A tenha conservado seus caracteres anteriores acrescidos apenas de alguns dados aceitos de B. O resultado poder-se-ia exprimir pelo sinal Ab. Mas é possível que tenha sucedido o contrário e, nesta hipótese, teríamos o resultado Ba. Enfim, não se deve desprezar uma terceira possibilidade. Da fusão de A e B poderá resultar uma síntese que, apesar de mostrar caracteres de A e B, constitui uma nova unidade C.