social. São, enfim, os "axiomas" da vida em comum cuja "verdade" ou "utilidade" está fora de qualquer cogitação.
A possibilidade de conflitos de avaliação está em relação direta com a heterogeneidade dos padrões culturais em contato. Se os imigrantes evangélicos não podiam, sob o regime imperial, contrair núpcias porque os únicos casamentos legalmente válidos se concluíam na igreja católica perante o sacerdote, o conflito cultural era patente: ou o imigrante se fazia católico ou vivia, segundo a legislação brasileira, em concubinato, fato este que podia ter graves consequências para a posição legal e social dos filhos. Desde que sacrificassem a crença religiosa ao futuro material e social dos filhos, um impedimento axiológico tolhia a continuidade religiosa em certas famílias protestantes. Do contrário, o impedimento axiológico não admitia sua integração na sociedade jurídica e religiosa brasileira.
Não sofre dúvida de que o contato de traços culturais oriundos de países europeus ou americanos somente pode produzir conflitos parciais, isto é, conflitos que afetam esta ou aquela esfera cultural. Apesar de todas as diferenças, as culturas europeias e americanas continuam intimamente ligadas pelas raízes. Todas elas são, em última análise, rebentos da "cultura ocidental" e, embora se tenham distanciado e tendam a distanciar-se mais ainda, as afinidades aparecem nitidamente através de uma camada mais ou menos superficial de traços diferenciais. Totalmente diversas são as condições