linguística dos diversos núcleos, assinalamos diferenças importantes quanto à religião, à classe social e nível cultural.
Um exame da estrutura e organização da família entre populações marginais, revela a conservação de determinados traços que caraterizam a família germânica e anglo-saxônica. A participação da mulher das atividades masculinas é, geralmente, maior estendendo-se as influências femininas a setores da vida do homem nos quais a mulher brasileira, geralmente, não pode interferir. As representações coletivas sobre o valor da virgindade, sobre a prostituição e as relações sexuais pré-nupciais e adúlteras, apresentam padrões diferentes entre teuto-brasileiros e luso-brasileiros. Apesar disso a miscibilidade tem em muitos distritos, índices elevados, mormente entre católicos e proletários.
Os trabalhos de Max Weber revelaram a íntima ligação que existe entre a mentalidade econômica moderna e o protestantismo. Esses e outros estudos mostraram também, que a mentalidade capitalista é de origem bem recente, sendo a "norma" uma espécie de mentalidade pré-capitalista, a qual costuma apresentar as modalidades mais diversas. Constatamos atitudes econômicas diferenciais entre teuto-brasileiros protestantes e católicos, constituindo estes tipos intermediários entre a mentalidade econômica racionalizada dos protestantes e os matutos brasileiros com a sua mentalidade ainda pré-capitalista (trabalho intermitente). Choques decorrentes de atitudes econômicas diversas, são comuns, mormente