A caixa deste rio é volumosa e, nas cheias, pode oferecer navegação facílima, já por ser pouco empedrado, já porque suas águas descem para o Araguaia por um suave declive.
No reino vegetal, a natureza oferece o mesmo aspecto descrito nos dias antecedentes, isto é, dividida entre campinas batidas, capões e catingas; não observei em toda distância que os olhos podiam alcançar mata alguma geral; apenas, nas gargantas da serra do Acaba-saco, veem-se negrejar os matos, indício certo da fertilidade do solo.
Dizem-me que o assento superior da serra é coberto de matarias virgens e espessas.
Notei aqui maior número de criação e melhor do que nos dias antecedentes. Passei por alguns sítios; gostei muito de ver pequenas e ruins casas com grandes currais, concluindo eu que o habitante destes lugares é mais laborioso, visto que, ao pé de uma pequena choupana, tem cômodos para criações, que o fariam em outra qualquer província ser considerado um bom fazendeiro.
Os animais silvestres são por ora os comuns a todo o sertão do Brasil, salvo a diferença da quantidade.
Vi pelas estradas numerosos rastos de avestruzes; ouvi pelas campinas repetidos e inúmeros pios de perdizes. Neste lugar, como em todos os adjacentes, existe o flagelo da onça.
Quanto à parte mineral, é mais curiosa que nos lugares percorridos: os terrenos são ainda de formação primitiva; a superfície da terra é achatada e desenrola-se aos olhos do espectador sem grandes acidentes.
Cerca de duas léguas deste arraial, mostrou-me o reverendíssimo vigário a situação de uma famosa mina de ouro (mina da Pedreira d'Anta), da qual se extraíram muitas arrobas do precioso metal. A mina não foi extinta; mas