Viagem ao Araguaia

cessou o trabalho da exploração, pela imperfeição de nossas máquinas, que não podiam fazer o seu esgoto, visto ter ela chegado a uma profundidade superior a 80 palmos.

Toda serra passa por muito rica em ouro e minerais de cobre e ferro. O nome Acaba-saco que tem foi-lhe dado, segundo a tradicão, pelo seu descobridor Bartholomeu Bueno, cognominado Anhanguera (diabo velho), visto se terem aí acabado os viveres que conduziam em sacos.

A direção geral da serra é de nascente para poente e parece serem ramais seus as de Tatus e Lambari, de que adiante falarei, e que avistamos correndo paralelas a esta. Entre o córrego do Manoel Alves e o rio do Peixe observei, cortando perpendicularmente o caminho, minerais de ferro (carbonatos). A espécie, pelo que pude observar, é má; dá, porém, indício da existência de outras minas. Informou-me o vigário de que, nas imediações da mina de ouro da Pedreira d'Anta, existe excelente pedra de ferro; trato de obter uma amostra, para oportunamente mandar analisar.

Existe, cerca de uma légua distante deste arraial, um pequeno alto, cujo ponto de vista é tão vasto e grandioso como as vistas do oceano; os olhos do viajante estendem-se para o norte até onde a vista humana pode alcançar, sem encontrar o menor obstáculo.

A serra do Acaba-saco vai sucessivamente abaixando-se até que de todo se confunde com as planícies. Parei extasiado nesse lugar e, enquanto a vista me representava essas planícies sem fim, sucedendo-se umas às outras, como as ondas do oceano, até que de todo se iam perder nos espaços azulados do céu, meu espírito sentia-se abatido por uma espécie de saudade, que eu não