Viagem ao Araguaia

"Este terreno, enquanto vedado, foi objeto de desejos, de esperanças e o motivo de muitas representações que se fizeram ao Trono, avaliando-se como únicas ressurças da Capitania no estado de sua languidez; porém não sucedeu assim; suas mais preciosas minas estavam sangradas, ou pelos Caldeiras, contratadores dos diamantes, ou pelos extraviadores, que desta e outras capitanias tinham entrado ocultamente pelos sertões. Conservam-se uma pequena guarda militar e um pequeno número de faiscadores, que chegaram a cinquenta; e ainda que tem muitas terras em ser, e talvez riquíssirnas, a pobreza dos habitantes e a falta de braços não animavam a fazer especulações, que muitas vezes se perdem, e serviços que são dispendiosos.

"Fez preparar o caminho que segue para Santa Bárbara, de modo que se conserve, mandando que se alinhassem as árvores que se plantaram, e já não existem.

"Consertaram-se por sua ordem as calçadas da Carioca, na entrada da vila, que então estiveram no melhor estado possível.

"Socorreu a capitania de Mato Grosso com alguns homens de infantaria, comandados pelo tenente Antonio José Dantas Barbosa.

"Governou quatro anos completos."

Esta é a história; prossigamos em nossa descrição.

A direção geral do rio é de sudeste para noroeste; nasce no Morro-Agudo, serra de Tesouras, e deságua no Araguaia, léguas acima de Salinas, com um curso aproximativo de 60 léguas.

No lugar do extinto porto, ele levava muito poucas águas, a ponto de poder ser vadeado em muitos lugares com água pelo meio da canela, numa largura de três a quatro braças; sua caixa, porém, é enorme, e enormes e belas são suas praias, compostas de uma areia alva e fina.