CARIÚA - Denominação tupi para os brancos e, de modo geral, para os civilizados.
CARTA DE CURADOR - Documento assinado por uma pessoa de prestígio, geralmente um patrão (seringalista), comprovante de uma cura feita por um pajé.
CARUANIS - Sinônimo de "companheiros do fundo", seres encantados que habitam o fundo dos rios e igarapés.
CÍRIO - Procissão que se faz durante as festas dos santos.
COBRA-GRANDE - Ver BOIUNA.
COMPADRE DE FOGUEIRA - Compadresco estabelecido durante as festas joaninas, quando dois indivíduos passam três vezes por uma fogueira e recitam uma fórmula tradicional.
COMPANHEIRO DO FUNDO - Entidades sobrenaturais que habitam o fundo dos rios e igarapés. Algumas vezes identificados aos "botos". Funcionam como espíritos familiares dos pajés. São descritos à semelhança de seres humanos, e o seu "reino", uma cidade onde tudo reluz como se coberto de ouro.
CORDÕES DE PÁSSAROS - Pantominas, cujo enredo gira em torno de peripécias de uma fada, camponeses e soldados.
CULTO CABOCLO - Forma de culto, em que se mesclam elementos ameríndios, africanos e católicos, porém onde predominam os primeiros.
CURADOR - O mesmo que pajé, indivíduo dotado de poderes sobrenaturais, capazes de controlar os "companheiros do fundo" e utilizar seu poder para a cura de doenças.
CURRUPIRA - Entidade sobrenatural descrita à semelhança de um caboclinho de pele escura, cujos pés são voltados para trás. Habita a mata. Gosta de fumo e de pinga. Atrai os caçadores e os faz perder o rumo.
DANÇA AGARRADA - Qualquer tipo de dança moderna em que os pares dançam unidos, ao contrário do "samba solto" em que o par dança separado.
DESCONFIANÇA - Mal-estar entre amigos causado pela inveja ou o desejo de se apoderar da propriedade alheia.
DONO DO SANTO - Indivíduo possuidor de uma imagem de santo, a qual lhe foi transmitida por herança. Pode pertencer a uma irmandade religiosa que tenha esse santo como padroeiro. Mais comumente realiza a festa do santo por iniciativa própria e o faz em pagamento a uma promessa.