Santos e viagens: um estudo da vida religiosa de Itá, Amazonas

RAMADA - Galpão para festas. É em geral coberto de palha, sem paredes e o chão de terra batida.

RASPADOR - Instrumento musical, feito de taquara em que se abrem indentações para serem "raspadas" por um bastão. O som assemelha-se ao de um "reco-reco". É o instrumento do mestre da folia.

REGATÃO - Pequeno comerciante que, à revelia dos patrões (donos de seringais ou sítios), comercia com os fregueses.

REMORSO - Calafrio que o indivíduo sente à aproximação ou contato com uma visagem.

REMOSO - Qualidade atribuída a determinados alimentos, que por isso são proibidos durante os períodos de resguardo. O camarão, o pato e várias espécies de caça são considerados remosos e evitados pelos que sofrem de algum mal.

RESGUARDO - Período de abstenção de determinados alimentos considerados "remosos" e de evitação de relações sexuais, banhos frios e do sereno da noite.

REZADEIRA (ou rezador) - Indivíduo que sabe rezar orações (fórmulas mágicas) para curar pequenos males. O mesmo que benzedor.

SACACA - Pajé ou curador de poderes especiais que lhe permitem viajar pelo fundo d'água. Ver também: PAJÉ-SACACA.

SACUDIDOR - Instrumento musical, chocalho feito de uma taboca ou de um cilindro de folha.

SAMBA - Batuque, os pares dançam separados. Diferencia-se pelo ritmo e pela coreografia do moderno samba de nossos centros urbanos. É uma dança de caráter mais cerimonial que profano. Na ramada de São Benedito são proibidas "danças agarradas", inclusive o samba moderno.

SÍTIO - Nome dado aos povoados de roceiros.

TAMBOR - Instrumento musical, feito de um tronco oco com uma pele esticada para percussão. Distingue-se o tambor-mor, de proporções maiores, do tamborim, menor. Instrumento da folia, considerado de certo modo sagrado. Não é aconselhável o seu manejo por leigos, estranhos à folia, ou por crianças.

TAUARI - Líber de uma árvore da família das Lecitidáceas, utilizado para mortalha de cigarros. Apenas os pajés utilizam cigarros enrolados em tauari.

TUCUXI - Espécie menor de boto. Embora considerado amigo do homem, é evitado e considerado encantado.

Santos e viagens: um estudo da vida religiosa de Itá, Amazonas - Página 208 - Thumb Visualização
Formato
Texto