As elites de cor: um estudo de ascensão social

INTRODUÇÃO

Esta monografia destina-se a dar uma compreensão da dinâmica da ascensão social das pessoas de cor em uma cidade brasileira e uma indicação dos canais através os quais se processa essa mobilidade vertical. A cidade escolhida para estudo foi a Bahia, por ser tradicionalmente considerada o melhor exemplo de harmonia racial no Brasil.

O plano da pesquisa que serviu de base ao relatório incluiu: 1) um inquérito sobre a participação das pessoas de cor, geralmente descendentes de africanos ou da miscigenação destes com portugueses, nos grupos sociais e profissionais de prestígio e, de modo geral, nos estratos superiores da estrutura de classes local; 2) uma análise dos processos de mobilidade vertical daquelas pessoas, e 3) o exame das opiniões e atitudes dos baianos, brancos e de cor, em referência ao problema da aquisição de status e de prestígio por parte dos últimos.

O trabalho de campo teve início na segunda quinzena de fevereiro de 1951, estendendo-se até outubro seguinte, sob a minha responsabilidade.

A composição dos grupos sociais e profissionais, segundo os tipos físicos dos seus integrantes, fez-se por observação direta de situações reais em toda a cidade da Bahia, particularmente durante

As elites de cor: um estudo de ascensão social - Página 13 - Thumb Visualização
Formato
Texto