As elites de cor: um estudo de ascensão social

e minha filha Sylvia D. Azevedo, bem como aos drs. Maurílio Pinto da Silva, Jayme Abreu e Luis R. Sena por outras formas de colaboração desinteressada, e ao competente fotógrafo sr. Pierre Verger pela sua ajuda técnica. Agradeço ainda aos clubes recreativos, irmandades religiosas, escolas e organizações controladoras do exercício profissional por me haverem facilitado a consulta aos seus fichários e livros de registro. Quero fazer uma referência especial aos distintos informantes, cujos nomes infelizmente não me é dado indicar, aos quais sou grato pela sua boa vontade e pela riqueza de dados e experiências pessoais que me confiaram e dos quais fiz uso com os melhores propósitos científicos; nenhum deles tem qualquer responsabilidade no modo como aproveitei esse material.

THALES DE AZEVEDO

Janeiro de 1952.

ADDENDUM

Escrita em janeiro de 1952 e publicada no ano seguinte, em francês, em edição da UNESCO sob o título de Les Elites de Couleur dans une Ville Brésilienne, esta monografia é agora editada em seu original de língua portuguesa após revisão para atualizar, em notas, alguns dados e acrescentar indicação mais minuciosa das fontes de informação.

Não julguei necessário reelaborar ou introduzir modificações naquele manuscrito, apesar de vir acompanhando de perto o problema da ascensão social das pessoas de cor. Nos três anos que decorreram desde a pesquisa em que se fundamentou a monografia, a situação racial baiana conservou-se essencialmente inalterada. É assim que os episódios

As elites de cor: um estudo de ascensão social - Página 20 - Thumb Visualização
Formato
Texto