Zona do cacau: introdução ao estudo geográfico

A nossa tentativa não é, nem poderia ser definitiva. Organismo ainda em formação, em fase de acelerado crescimento, seria uma temeridade querer fixar a sua imagem. Há, porém, alguns aspectos realmente característicos da terra e da gente, cujo traço de união, inegavelmente, é o gênero de vida. O cacau é, como produção agrícola, o responsável por inúmeros dos traços da fisionomia do seu habitat, tanto no aspecto econômico, como no social, e, até mesmo, no psicossocial. As páginas que se seguem procuram demonstrar essa evidência. Dar-nos-emos por satisfeitos se for até o ponto de partida para estudos mais completos e mais fecundos.

***

A expressão "revista e melhorada" que já se tornou chavão nas reedições podia figurar no frontispício desta, sem qualquer falsidade. O Autor procurou expungir da edição original os erros e equívocos que observou depois ou lhe foram apontados. E acrescentou, também, alguns dos resultados de pesquisas e trabalhos seus mais recentes, estimulados pela Fundação para o Desenvolvimento da Ciência na Bahia, como é o caso dos capítulos intitulados "Problemas de Geografia Urbana", "O Comércio do Cacau", e "A Industrialização do Cacau". Outros capítulos sofreram, outrossim, modificações substanciais.

A obra, porém, prossegue com o aspecto e a intenção originais - retratar em miniatura, mas com honestidade, uma das mais interessantes e características regiões do Brasil.

M. S.

Zona do cacau: introdução ao estudo geográfico - Página 13 - Thumb Visualização
Formato
Texto