VIII - O COMÉRCIO DO CACAU
1) O COMÉRCIO INTERNACIONAL
O cacau é um dos produtos que mais contribuem para alimentar grossas correntes do comércio internacional. A dissociação geográfica entre a produção e o consumo é responsável por esse fato. Produto tropical, cuja área de eleição está, principalmente, na faixa intertropical da África e da América, a sua utilização é quase que exclusiva dos países temperados, cujo alto padrão de vida assegura a viabilidade do consumo. O Brasil, por exemplo, consome percentagem diminuta da sua produção.
O cacau é exportado principalmente em bagas. A indústria brasileira de transformação primária utiliza, apenas, cerca de 20% do total da produção nacional e a africana, mais recente, ainda menos. Assim, o mercado mundial vai se modificando, com a presença naquelas correntes de comércio, de uma parcela crescente de produtos semi-industrializados, como a manteiga, a torta, etc.
Os países maiores produtores são, exatamente, os mesmos que mais exportam, à frente a Costa do Ouro, o Brasil e a Nigéria. Dessarte, a Bahia é o segundo produtor e segundo exportador mundial. Nossa participação, entretanto, não chega a atingir 20% do total comercializado.