O positivismo na República: notas sobre a história do positivismo no Brasil

por certo, mas passageira(2). Nota do Autor Em virtude da formação de grandes nacionalidades, a santa noção de Pátria que era própria às nações de limitada extensão territorial, foi, desse modo, substituída pela vaga e quase estéril noção de Pátria, que é a existente nos países ocidentais modernos(3). Nota do Autor

Decorreu disso o afrouxamento dos laços altruístas que devem ligar os homens. As "horríveis aberrações egoístas produzidas na evolução política que se processa a partir do século XVI conduziram, desse modo, ao mais lamentável dos resultados: ao desvario monstruoso, ao horrendo crime que é a guerra". "A consciência de tão iniludível verdade é sobretudo insofismável no conjunto dos povos ocidentais. Entretanto, as classes dominantes dos povos ocidentais, sem exceção, mantêm ainda uma série de instituições explicitamente destinadas a entreter as paixões, os preconceitos e os hábitos guerreiros. Daí uma espécie de familiarização com o crime militarista, familiarização que tende a embotar, por toda parte, as consciências, desde a infância".(5) Nota do Autor E, no entanto, é para o altruísmo que a Humanidade tende; apesar de tudo, o altruísmo é ainda a sua meta. As diferenças verificadas entre os vários "núcleos da população humana", como diz Augusto Comte, apresentam diferenças que se reduzem a uma simples diversidade na velocidade da evolução comum desses grupos, embora todos eles tendam, igualmente, para a moralidade que se completa na atividade pacífica(6). Nota do Autor

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