Sincretismo religioso afro-brasileiro

entretanto, atualizá-lo, dentro das possibilidades de que dispúnhamos. Para isto, tivemos de enxertar os elementos novos que figuram em trabalhos posteriores, os que resultaram de nossas próprias observações, e alguns, poucos, na verdade, que escaparam ao ilustre antropologista brasileiro.

Quanto ao esquema relativo à América, aproveitamos o quadro de Herskovits,(2) Nota do Autor completando-o na parte relativa ao Brasil, pelo acréscimo de formas de sincretismo que foram registradas em trabalhos mais recentes ou que passaram despercebidas.

No quadro de Herskovits, várias das divindades africanas conhecidas no Brasil foram registradas sem as correspondências respectivas em Cuba e em Haiti. Não sabemos ao certo se porque não existem nesses países ou por deficiência de dados do observador. Por isto, achamos desnecessário levá-las em conta, uma vez que não havia formas sincréticas correspondentes nos dois outros países americanos, e a parte relativa ao Brasil, em Herskovits, bastante deficiente, pela ausência de várias outras formas de sincretismo, encontra-se em quadro à parte. Não havia, portanto, necessidade de repetir o que já tínhamos registrado no quadro do Brasil, uma vez que não existia correspondência nos dois países referidos.

As iniciais depois dos nomes das divindades africanas (quadro de Pernambuco), dos nomes de lugar (quadro do Brasil) e dos nomes católicos (quadro da

Sincretismo religioso afro-brasileiro - Página 195 - Thumb Visualização
Formato
Texto