Sincretismo religioso afro-brasileiro

Orunmilá - divindade encarregada de presidir o jogo dos búzios. Comanda a arte divinatória. Seu fetiche é o fruto do dendezeiro. Personifica o Futuro ou o Destino. Corresponde a Ifá ou Fá.

Finalmente, Iroco ou Loco, cujo fetiche é a gameleira.

D) QUADRO SINÓTICO DO SINCRETISMO SANTOLÓGICO

O quadro sinótico que vamos apresentar e que dividimos em três seções - Pernambuco, Brasil e América - corresponde ao estado atual do sincretismo santológico. Não pode deixar de ter caráter temporário. E isto porque não só o panteão afro-brasileiro está sempre se ampliando com a criação de novas divindades, como novas formas sincréticas estão sendo, vez por outra, principalmente no Brasil, identificadas pelos pesquisadores.

No que toca a Pernambuco, nenhum quadro de correspondências sincréticas afro-cristãs tinha sido levantado até o momento. O nosso representa a primeira tentativa realizada nesse sentido. É possível que não esteja completo e deva ressentir-se de algumas omissões. Entretanto, fizemos o esforço possível para levarmos em conta as informações sobre correspondências entre santos católicos e divindades africanas, que se encontram nos autores que conseguimos compulsar. E mais algumas formas sincréticas que, em nossas pesquisas, descobrimos nos xangôs pernambucanos e ainda não consignadas por outros estudiosos.

Na parte relativa ao Brasil, tomamos por base o magnífico esquema de Artur Ramos.(1) Nota do Autor Procuramos,

Sincretismo religioso afro-brasileiro - Página 194 - Thumb Visualização
Formato
Texto