Sincretismo religioso afro-brasileiro

1) AS CULTURAS NEGRAS NO BRASIL

O estudo do negro no Brasil não podia ser totalmente realizado sob a orientação exclusiva do critério histórico. E isto por causa da insuficiência inerente ao próprio método. Insuficiência que não permitia o conhecimento de todos os aspectos que o problema do negro no Brasil envolve, e que se agravou com a destruição da documentação escrita, por força de um decreto (14 de dezembro de 1890) de Rui Barbosa, então ministro da Fazenda, e cujo objetivo era evitar que a mancha da escravidão deixasse vestígio.

Só um aspecto do problema do negro no Brasil preocupou na verdade aos estudiosos, exatamente porque era o único que parecia revestir-se de indiscutível dignidade, - o do abolicionismo. Outros aspectos, muito mais importantes, porque se ligavam diretamente às contribuições do africano para a formação racial e cultural do Brasil, eram inteiramente esquecidos. Na falta de conhecimento da influência dos negros escravos, não somente na constituição somática da população brasileira, mas também na sua vida social, econômica e religiosa - para apenas falarmos nestes três principais campos da cultura - coube sem dúvida uma grande parcela de responsabilidade àquele decreto ministerial que mandou destruir, pelo fogo, dados e fontes históricos relativos à escravidão.

Por esta razão teriam de fracassar, como realmente fracassaram, todas as tentativas dos estudiosos que

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