influiu", escreve Diegues Júnior,(10) Nota do Autor "na organização econômica e social do Brasil". Aliás, já Bilden(11) Nota do Autor era da mesma opinião. Gilberto Freyre(12) Nota do Autor assinala que a escravidão, ao lado da monocultura, "foi a força que mais afetou a nossa plástica social". Ao lado dessas duas forças deformadoras, socialmente e economicamente deformadoras, Diegues Júnior,(13) Nota do Autor em lúcido ensaio sobre etnias e culturas no Brasil, acrescenta mais uma: o latifúndio. No último quartel do século passado, Joaquim Nabuco,(14) Nota do Autor numa verdadeira antecipação dos modernos estudos sobre mestiçagem e sobre a influência deletéria da escravidão, escrevia: "Em primeiro lugar o mau elemento da população não foi a raça negra, mas essa raça reduzida ao cativeiro".
Nina Rodrigues, neste particular, cometeu um grave erro: não levou em conta a condição de escravo em que se encontrava o negro.(15) Nota do Autor Erro que Gilberto Freyre condenou com justa razão.(16) Nota do Autor
Tão entremisturadas se encontravam umas com as outras as culturas negras no Brasil e com culturas não africanas com que se puseram em contato no novo ambiente, em parte deformadas pela ação dissolvente da vida de escravo, que a sua identificação, por vezes, se tornou bastante difícil.
Na interfusão das culturas sudanesas sente-se, entretanto, a marca viva e predominante da influência iorubá. As culturas negro-islamizadas se polarizaram, como