Tendo obtido o precioso concurso de Tibiriçá no descortino e posse do Planalto Paulista, o capitão-mor condecorou-o com a Ordem Militar de Cristo, "coisa que os franceses jamais fariam".
Sendo o morubixaba sogro de João Ramalho, o gesto de Marfim Afonso ressalta: a integração da terra, a incorporação social do índio e a sua fusão no sangue dos colonizadores.
Apoiado em documentação fidedigna, por vezes inédita, o Autor narra a dobadoura do engaste da Paraíba no sistema de civilização implantado em Pernambuco, desde o dramático insucesso dos donatários e das empresas de João Tavares e de Frutuoso Barbosa à ereção do forte de S. Filipe por Flores Valdez e à expedição final de Martim Leitão.
Tão penosa e sofrida quanto a dos capitães foi a faina dos missionários amalgamando na forja heterogêneas e atritadas partículas de crua sociedade rural.
Não terminarei esta resumida apreciação do belo livro de Yan (permito-me chamá-lo agora pelo diminutivo que tanto o engrandece no conceito dos seus velhos amigos) sem agradecer ao presidente da Sociedade de Estudos Históricos Pedro II, ministro Marcondes Filho, o ter escolhido para escrever sobre a conquista da Paraíba o historiador a tanto talhado, seja pela erudição universalista e frequência das boas letras, seja pelo dom de analisar, ordenar e relacionar os acontecimentos passados.
ASSIS CHATEAUBRIAND