Macedo e o fazendeiro João Tavares de Castro destruir o ajuntamento e aprisionar a mor parte de seus ocupantes.
Continuou depois disto a Paraíba a progredir, firmadas as missões não só doutrinadoras de índios como dos negros escravos nas senzalas, garantia sobremaneira importante para os senhores, assim como dispensavam a melhor das instruções aos filhos dos brancos. A presença dos jesuítas por si só era garantia de eficácia, pois entre os padres contavam-se eruditos e grandes inteligências, armadas do maior saber da época. Da ação que desenvolveram nesse plano decorreram os meios dos seus pupilos comparecerem em Coimbra para cursar na Universidade, a qual, além de repositório máximo da sabedoria, do reino, representava igualmente a chave de posições administrativas da coroa.
A marcha evolutiva da capitania assim norteada por fatores econômicos - pacificação dos índios, docilidade dos escravos pretos, liberdade no oceano - e outros sociais, consistentes na elevação cultural dos filhos de conquistadores, ao apressar o seu ritmo tinha de sofrer choques inevitáveis. Adquiria a casta agrária, com o progresso, consciência da sua condição perante a metrópole. Era fenômeno coletivo a se registrar de norte a sul do Brasil. A mentalidade de um "mazombo" como aos crioulos chamava Francisco Barreto de Meneses - não podia ser no século XVIII a mesma do seu ascendente de antes da guerra holandesa. Surgiram indícios da diferença nas repercussões deploráveis da "Guerra dos Mascates", ocorrida em Pernambuco com imediato alcance na Paraíba, onde no momento se azedara a questão da indústria do sal, causa de vivo amargor. Era de certo modo o mesmo espírito a aparecer no sul com a "Guerra dos Emboabas", decorrentes