A Idade de Ouro do Brasil; dores de crescimento de uma sociedade colonial

batismo em massa, o que os fazia cristãos única e exclusivamente de nome(10) Nota do Autor.

Na ocasião do embarque, em Luanda, os escravos eram classificados por um tipo padrão de medida, conhecida como "peça da Índia", que foi definido, em 1678, como sendo "um negro de quinze a vinte e cinco anos de idade; de oito a quinze, ou de vinte e cinco a trinta e cinco, três passam por dois; abaixo de oito anos, e de trinta e cinco a quarenta e cinco anos dois passam por um; crianças de peito seguem suas mães, se entrarem na conta; todos que têm mais de cinquenta e cinco anos, bem como os doentes, são avaliados por árbitros"(11) Nota do Autor. A mortalidade na travessia do Atlântico mostrava-se, com frequência, bastante alta, em especial nos navios procedentes da Guiné, que tinham viagem mais longa, encontrando ventos desfavoráveis e correntes marítimas. Assim, aquelas embarcações mereciam seus apelidos de "tumbeiros". Em março de 1684, a Coroa empreendeu a redução de tal mortalidade promulgando uma lei que regulava o número de escravos a ser conduzido em qualquer barco, devendo esse número relacionar-se com a tonelagem do mesmo. Consignadores e comandantes recebiam ordens, também, para prover o navio de rações apropriadas e água potável para aquele número, precaução elementar, mas que muitas vezes eles deixavam de atender. A duração da viagem de Luanda aos portos brasileiros estava calculada em 35 dias para Recife, 40 dias para a Bahia e 50 dias para o Rio de Janeiro. Foram estabelecidas, igualmente, regras para o cuidado a dispensar aos doentes, provisão e pagamento dos capelães dos navios negreiros, e para outros assuntos. Tal lei aplicava-se apenas aos navios que saíam de Angola e Benguela, já que a Coroa não tinha controle eficaz sobre os que saíam da Guiné. Ao que parece, tal lei não foi mais eficiente do que legislação semelhante, feita contra navios negreiros superlotados e subabastecidos, que fora promulgada em 1664, sem resultados duradouros(12) Nota do Autor.

Alcançando seu porto de destino, as "peças da Índia" sobreviventes eram inscritas e comerciadas como qualquer outro artigo,

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