essa gente pelo menos acreditasse no que lhe dizemos sobre agricultura e o praticasse, o padrão de vida de todo o município duplicaria em cinco anos".(29) Nota do Autor James West torna bem claro que é grande a resistência à agricultura científica em Plainville e que, longe de se beneficiarem com o auxílio que recebem "de fora", os seus habitantes hostilizam as "novas ideias" e a "agricultura teórica". Paralelamente às técnicas e à agricultura modernas, existem ainda em Plainville numerosas práticas e crendices do passado sobre plantio, castração do gado, lavoura e outras técnicas de exploração. "Criticam" muito "os esforços do governo para ensinar o povo a conseguir um melhor padrão de vida com a terra medíocre de que dispõe".(30) Nota do Autor Muitas das novas ideias sobre agricultura, e a maneira pela qual foram introduzidas, estão em absoluto contraste com os valores e as instituições locais. São muitos os conflitos entre "os velhos hábitos" (locais e tradicionais) e os "novos hábitos" (vindos de fora), entre "a juventude" e a "velhice", entre a "agricultura de campo" e a "agricultura acadêmica", entre a "religião dos velhos tempos" e a "religião fria" ou "falta de religião". Os inovadores, o agente municipal e outros, não tiraram o máximo proveito dos líderes locais. "O agente municipal, além de não tomar conhecimento da classe mais baixa e de seus líderes, pouco ou nenhum esforço faz para conquistar a influência dos comerciantes, dos membros de confrarias ou dos simples professores públicos".(31) Nota do Autor James West sugere a possibilidade de se utilizarem as igrejas e os pregadores para, com a sua influência poderosa, introduzirem a