Hiléia Amazônica

menos dessas aves do que as que se defrontam, habitualmente, na baixada fluminense, numa simples ida a Petrópolis.

Pois bem. Foi justamente a expedição por esse mesmo rio Cuminá, rio pobre, ou melhor, rio faminto como lá se diz, assinalando certos cursos fluviais que se caracterizam pela escassez de pescado nas suas águas e de caça nas suas matas; - foi essa expedição até a Serra Tumucumaque, feita em caráter oficial, acompanhando a Inspecão de Fronteiras, sob a chefia do eminente General Rondon, que deu motivo a um documentário, tido como revelador da já citada decepção.

Ora, ao autor, em tal emergência, não sobreveio o mutismo que assaltara o pescador do apólogo de Oscar Wilde, ao ver, de fato, o que já tantas vezes contara aos companheiros, servindo-se apenas dos recursos da sua fantasia. O que não foi relatado naquele depoimento a que sempre esteve presente uma atenta vigilância ao rigor das observações, foi, realmente, o que deixou de ser visto. Destarte, as omissões correm mais à conta do ambiente do que do escritor. Caso bem diverso é o do romance em que as liberdades inerentes ao gênero permitiram reunir, numa área restrita, todos os leitmotivs das paisagens amazônicas. Aliás, ainda aqui, apenas nisso se transgrediu a veracidade dos cenários.

E, agora, é chegada a vez dos agradecimentos a quantos, por sua reconhecida competência e prestabilidade, acompanharam os passos do autor por veredas difíceis e alheias ao seu itinerário corriqueiro. Em primeiro lugar, estão os amigos do Museu Nacional, tendo à frente a figura ilustre da sua atual diretora: Professora Heloísa Alberto Tôrres. Neste grupo, se oficialmente ausente, acha-se bem em destaque, o vulto prestigioso de Alberto José de Sampaio, em quem o otium cum dignitate não arrefeceu os zelos pela botânica. O capítulo FLORA ainda muito deve aos Professores Adolpho Ducke, F. C. Hoehne, A. C. Brade e Leonam de Azeredo Penna. Os dois primeiros, frequentemente importunados por cartas que eram verdadeiros questionários; o último, porque mais perto, assediado por insistentes telefonemas e solicitações do rico material de que dispõe no

Hiléia Amazônica - Página 16 - Thumb Visualização
Formato
Texto