ao poder, uma diretriz acentuadamente diversa da castelhana. O chanceler da Borgonha Sauvage, "consideraba que un negro hacia el trabajo de cuatro índios; que las condiciones de clima non solo eran favorables en América a los africanos, sino ventajosas, porque aqui prosperaban, decia el, como las naranjas, y que la condición de esclavos no les cogia de nuevo, pues en su tierra natal estaban sometidos a ella en forma harto barbara y feroz". Da nova maneira de ver originou-se nas colônias de Castela a atividade do padre Bartolomeu de las Casas, no intuito de conciliar o trabalho dos colonos com os interesses do império, a suavização do regime negreiro e a redução dos seus caros índios, que pareciam ao chanceler (e este, dizem, foi o argumento mais impressionante para o santo quando se dirigiu a América), "de mas dulce y benévola indole, y condiciones morales y intelectuales superiores a las de la raza negra". Repercutiam em Portugal as medidas do vizinho, fosse por similitude de condições no ultramar, fosse pelo predomínio das ideias espanholas durante a união das duas coroas.
Quiseram em várias épocas os governantes saber os motivos da pavorosa mortandade registrada na viagem dos negreiros para a América. Eram enormes os prejuízos trazidos pelas condições das peças embarcadas na África, reduzidas por vezes a menos de um terço ao chegar do outro lado do Oceano. O português Rebelo refere no Opus de Obligationibus