Bandeiras e sertanistas baianos

muitos, pelas muitas e grandes cousas que dele se dizem; mas contento-me com passá-las em suma ou a vulto, como hei passado outras, porque estão todas as do Brasil tão desacreditadas que não sei se ainda assim o quererão ler.

Está este rio em altura de dez graus e uma quarta; na boca da barra tem duas léguas de largo; entra a maré por ele outras duas, somente e daí para cima é agua doce, donde há tão grandes pescarias que em quatro dias carregam de peixe quantos caravelões lá vão e, se querem, navegam por ele até 20 léguas, ainda que sejam de 50 toneladas de porte.

No inverno não traz tanta água nem corre tanto como no verão, e no cabo das ditas 20 léguas faz uma cachoeira por onde a água se despenha e impede a navegação; porém dali por diante se pode navegar em barcos que ali se armarem, até um sumidouro, onde este rio vem dez ou 12 léguas por baixo da terra. E também é navegável daí para cima 80 ou 90 léguas, podendo navegar barcos, ainda mui grandes, pela quietação com que corre o rio quase sem sentir-se, e os índios Anaupirás navegam por ele em canoas.

É gentio este que ainda não foi tratado e dizem que se ataviam com algumas peças de ouro, pelo que Duarte Coelho de Albuquerque, senhor que foi de Pernambuco, tratou no reino desta conquista, mas nunca se fez, nem o rio se