na forma das ordens de S. Magde., de que lhe fará assento enquanto servir o dito posto, de que o hei por metido de posse..."
(Não se vê bem a data, aliás, devendo ser de abril de 90).
Negros de Palmares e selvagens do São Francisco
Enquanto Domingos Jorge Velho, o valoroso paulista, juntamente com Bernardo Vieira de Mello e Sebastião Dias, como anteriormente Fernão Carrilho, fazem guerra à negrada da serra da Barriga e vencem Palmares, o troço que vem dar combate aos índios rebelados que trazem em desassossego as fazendas do São Francisco, representado nas figuras de Mathias Cardoso, João Amaro e Moraes Navarro, combate os Piacus, Janduís, Icós nas ribeiras do Açu e Jaguaribe; sendo que, neste último ponto, sofrera Cardoso a perda de um filho e ele mesmo saíra ferido.
A situação fora tão embaraçosa que o capitão-mor do Ceará, Fernão Carrilho, expediu, a 26 de junho de 691, o mestre de campo Zenobio Accioly a socorrê-lo com um terço.
Mas, finalmente, foram vencidos os selvagens.
Combatidos no litoral, compelidos do recôncavo para o interior, buscaram as margens do São Francisco pela facilidade de vida e, a todo transe, procuraram manter a posição. Era como o pião da