chefe igualmente estimável, tido por virtuoso no seu comportamento, porém deslocado num meio por completo diverso dos paços reais em que se educara. Ao invés da correção e compostura, que reinavam na corte sob as vistas dos soberanos, encontrava-se o cortesão às voltas com toda sorte de problemas entre gente rude, azedada pelo descontentamento em sítio onde há muitas necessidades e poucos recursos. Da anômala situação resultante de geral falta de meios, seguiam-se as novas instruções de Luis da Grã a respeito, entre outras coisas, dos órfãos de Lisboa. Na organização que foi considerada comunista da Companhia de Jesus; admirável pela direção superior sobre pugilo de abnegados; registava-se o curioso fenômeno, de alterar-se quando passava a regiões longínquas, em que se transmutava, fazendo os seus componentes, isolados entre o gentio, adquirirem caráter mais próximo do anarquismo em estado puro do que qualquer outra forma política. Referimo-nos ao melhor sentido da palavra anarquista, porquanto foram tantas as deturpações a envolvê-la que se supõe derivada de doutrina absurda, ao invés de a considerar na sua verdadeira intenção, de preservar a individualidade em meio da comunidade de obreiros. Era o que sucedia ao catequista perdido na taba entre selvagens, longe das imposições do Estado e indicações da sua ordem, numa condição de quase completa independência, a realizar de certo modo o ideal, que teóricos demasiado otimistas imaginaram também possível e benéfico para massas de trabalhadores.
O quadro oferecido momentaneamente pelo missionário, era de fato invejável, mas de difícil aplicação a continentes de outra cultura e grande densidade demográfica. As Cartas Edificantes que tanto entusiasmo despertaram na Europa dos séculos XVII e XVIII, e que sugeriram