nativista brasileira consistente no Combate dos Emboabas, berço de Tiradentes, o precursor da independência brasileira, - cujos sentimentos liberais tinham-se patenteado recentemente, com as grandes manifestações populares pelo juramento prévio da Constituição.
Pouco tempo esteve ele no lugar de juiz de fora, pois logo depois assumiu interinamente as funções de ouvidor geral, em que se manteve por espaço de mais de um ano.
O prestígio que exornava esse cargo ia dar aquele moço, de 23 anos incompletos, uma brilhante atuação na fundação do império brasileiro.
Pouco se conhece acerca da cooperação que as capitanias tiveram na elaboração da independência: a história limita-se a registrar quase exclusivamente as ocorrências da Corte. No entanto, algumas delas tiveram um papel deveras saliente, senão decisivo.
Dentre estas se destacou a de Minas Gerais, em cujo anseio popular o Regente hauriu forças para consumar o gesto de rebeldia que vinha acalentando, conforme têm apurado os historiadores que se dedicaram ao estudo daquele memorável fato.
E de Minas Gerais se destacou a Villa de São João del Rei, segundo constatou uma comissão oficial, nomeada para apurar o papel desempenhado pelas cidades mineiras(3) Nota do Autor.