Doenças Africanas no Brasil

província do Rio de Janeiro, onde se ocupavam nos rudes serviços do campo.

Pois bem, semelhante enfermidade, nos seus períodos mais avançados, inibia, por completo, estes trabalhadores rurais de continuarem a exercer os seus trabalhos habituais, sendo obrigados a se ocuparem de serviços outros nos quais não houvesse necessidade de se locomoverem.

Impossibilitados mecanicamente de se servirem, com facilidade do seu aparelho de locomoção, pelos incomodativos distúrbios que sentiam com o marchar, notava-se também nestes enfermos, quase sempre, pronunciada diminuição da sensibilidade tátil.

Ao demais, a pele que revestia o dedo ou os dedos acometidos do mal, tornava-se, muitas vezes, áspera, rugosa, não havendo, no en- tanto senão raras vezes ulceração no sulco circular.

Mas, quando esta complicação sobrevinha, era ela acompanhada de uma exsudação sero-purulenta de uma fetidez insuportável.

O mal vai progredindo sempre, nada havendo que o detenha; o dedo se deforma, amolecendo pouco a pouco; as unhas retorcem-se e encarquilham-se; e o dedo, assim todo estrangulado, acaba por destacar-se e cair espontaneamente.