Esta explicação, toda empírica e baseada no testemunho popular, não resiste a uma crítica sensata ou ao mais simples exame feito por um profissional; é ela uma hipótese infundada e de uma fácil contestação.
Com grandes traços de similitude nós poderemos aproximar, do Ainhum, o "Quigiba" ou "Gafeira". Mas, o diagnóstico diferencial entre estas duas enfermidades, Silva Lima determinou do modo o mais evidente.
Convém fazer também o diagnóstico diferencial desta doença, que Moncorvo de Figueiredo não sabe se deva colocar entre as afecções da pele ou dos ossos, pois que tanto uma como os outros passam por formidáveis transmutações, com as amputações congênitas, a gangrena simétrica das extremidades, as esclerodermias anulares, as boubas e a lepra mutilante.
Com a Lepra é que o mal tem maiores afinidades e parentesco patológico, pensando até o Dr. Collas, médico-chefe da Marinha francesa, que o Ainhum é uma variedade da Lepra: — A lepra dactyliana.
Tanto Moncorvo de Figueiredo como Silva Lima discordam deste parecer, apresentando razões justificativas de seus arrazoados.
O Ainhum, diziam eles, só era observado nos dedos mínimos dos pés, ao passo que a Lepra poderia ser vista em todos os dedos dos pés, bem