Doenças Africanas no Brasil

inteiramente este conceito, Laboulbene no artigo "Chique do seu Dicionário Enciclopédico (126) Nota do Autor.

Quisesse eu multiplicar estes pareceres, bastaria abrir qualquer um outro livro de escritores europeus que tratassem do assunto de que me estou ocupando — pois inúmeros são eles — e todos estes, naturalmente orientados por idêntica fonte errada de informações, bateriam na mesma tecla de ser a "Chica" originária da América e daqui exportada para as Costas africanas.

Alguns até, mais bem informados sobre a data e o modo pelo qual se fez o transporte do inseto, do continente americano para o africano, relatam ser versão corriqueira que o "Bicho dos pés" (tratemo-lo assim pelo nome que lhe demos, já que o querem, por bem ou por mal, fazê-lo brasileiro... ) fora introduzido, em setembro de 1872, na Costa da África, por um navio inglês, saído do Brasil, e que aportara, naquele ano, em Ambriz, pequena povoação situada na Província de Angola.

Daí o minúsculo inseto, que lá tomara, entre os indígenas, o nome vulgar de "Tunga", espraiou-se, em pouco tempo, por todo o continente negro, mercê das ótimas condições mesológicas