por ali encontradas. Clima propício e hospedeiros complacentes, de extrema indolência e maleabilidade para acolhê-lo... de pele aberta.
Toda esta narrativa pode estar muito certa e eu não ponho dúvida em aceitá-la. Mas, ela só poderá provar que, em 1872, negros africanos saídos do Brasil, chegaram "bichados" em Ambriz e, portadores das pequeninas pulgas penetrantes, as disseminaram onde foram chegando. Somente isto.
Daí tirar a conclusão, porém, que o "sarcopsylla" era originário do Brasil, seria ir muito longe e muito apressadamente, como vou deixar demonstrado, com sólida documentação.
Verdade é que nem todos estavam muito firmes em aceitar a origem americana do "Bicho dos pés". Brault, por exemplo, não era tão categórico como os que acabo de enumerar e, mais consciencioso, relatava o fato, apenas como uma hipótese que ele não fazia sua; não aprovando, nem reprovando: "Se tem inúneras vezes indagado se o parasito foi importado da África para a América ou reciprocamente; até o presente o problema não recebeu ainda solução satisfatória" (127) Nota do Autor.
Entretanto, nem mesmo este tom dubitativo deve ser mais empregado, de acordo com o modo