seguro de pensar de Emilio Goeldi, o eminente entomoIogista que, por tantos anos, dirigiu o "Museu Paraense de História Natural e Etnografia". O Bicho de Pé é originado da África e de lá é que ele foi exportado para o Brasil, em começos do século dezessete; em pleno domínio colonial português, portanto (128) Nota do Autor.
Esta origem africana ficou perfeitamente elucidada depois que uma segunda edição, feita em 1900, de um livro contendo a "Crônica", até então pouco divulgada, de Sebastião Braun, médico suíço da Basileia, veio esclarecer-nos os fatos, tais quais eles haviam ocorrido.
Sebastião Braun, em serviço do governo holandês, viajou, entre 1610 a 1620, pelo então reino do Congo, percorrendo grande extensão do litoral do Oceano Atlântico. No relatório que ele fez desta instrutiva viagem, nos conta ter verificado, já naquele tempo e naquelas paragens, a existência do malfadado parasito.
Em tão remotos anos lavrava abundantemente, entre os indígenas e as tripulações dos navios ali ancorados, uma singular doença, que os indígenas chamavam "Peysy", a qual era perfeitamente identificada com os distúrbios provocados pela "Chica" ou "Bicho dos pés".