Nestas condições a "Tunga" logo se fixa nos pés dos indivíduos pouco precatados, para aí, calmamente, deixar processar-se o ciclo evolutivo de sua ovulação, procurando introduzir-se, pouco a pouco, na trama do tecido epidérmico, seja na sua face plantar, seja nos dedos dos pés, seja nas dobras digito-plantares, seja por debaixo das unhas, seus lugares prediletos de hospedagem.
Isto não quer dizer que sejam estes os únicos pontos preferidos por tais insetos, para os períodos de sua fecundação. Em qualquer parte do corpo eles se localizarão: — dedos da mão, cotovelos, joelhos, calcanhares, etc.
O local escolhido depende antes da oportunidade do ataque ou de sua maior facilidade em poder realizá-lo, e da indolência e hábitos anti-higiênicos das vítimas, que de qualquer preferência do inseto. Todo o lugar lhe serve, uma vez que não haja protestos agressivos do hospedeiro.
O "Bicho dos pés" é ativo e ligeiro no seu afanoso trabalho de se introduzir debaixo da epiderme e tecido subcutâneo. Nem um quarto de hora ele carecerá para levá-lo a bom termo.
E isto, com que sutileza e agilidade!
A princípio, a "Chica" fere a pele com suas mandíbulas aceradas, praticando uma regular