irritativo, a construção de sua loca de moradia temporária.
No lugar por onde penetrou a pulga fecundada observa-se um pequeno ponto negro constituído pela abertura deste orifício de entrada.
Aí se acha assestado o segmento anal, onde se abre o último estigma e que serve, ao mesmo tempo, de respiradouro do inseto e de escoadouro dos óvulos para o exterior.
Ao redor deste ponto negro vai aparecendo, cada vez mais distinta, uma facha esbranquiçada, constituída pelo resto do abdômen imensamente distendido e impando de ovos.
Devido a este aumento excessivo do ventre do pulicídio, os tecidos que o circundam se inflamam, se tumefazem, acabando mesmo por envolver inteiramente todo o "Bicho dos pés" no seu pleno estádio de ovulação.
Por aquele pequeno orifício de saída são continuadamente expelidos os óvulos amadurecidos que, caídos no chão, passam, sucessivamente, pelas diversas fases evolutivas, desde o ovo inicial até o inseto adulto, do seu final estádio.
Os óvulos serão, por este mecanismo lógico, todos eles expelidos. O animáculo, cumprida sua missão procriadora, morre, e o seu corpo vai sendo eliminado, pouco a pouco naturalmente e sem maiores transtornos.