Doenças Africanas no Brasil

n'água, estes óvulos rompem-se, dando saída ao "miracídio" que, com uma velocidade instintiva e necessária ao seu evoluir, procura um hospedeiro intermediário que, no caso, será o "Planorbio".

Encontrando-o, logo nele se introduz, infectando-o e dando lugar, em seguida, ao aparecimento de tumores muniliformes no corpo do molusco.

Passados alguns dias o miracídio transforma- se em "Esporocisto". No fim de três semanas, mais ou menos, este esporocisto adquire movimentos; emigra para outros departamentos do pIanorbio; alonga-se, subdivide-se, formando novos esporocistos, agora denominados "Cercarias".

Estas cercarias, dotadas de movimentos muito ativos, nadam à flor d'água, até encontrarem um hospedeiro definitivo — o Homem.

Este é, pois, o modo de infestação da schistosomose.

As cercarias penetram no organismo por um destes dois mecanismos: — ou por via oral, pela ingestão de águas contaminadas, e neste caso, a infestação se dará pelas mucosas da boca, da língua, do faringe e do esôfago; ou pela via cutânea, quando os indivíduos tomam banho ou executam certos trabalhos dentro d'agua contendo