Doenças Africanas no Brasil

Diz Milton (137) Nota do Autor que o primeiro sintoma que vem agravar a precária situação do hospedador é uma hipersecreção do muco, devida a um excesso de função das glândulas deste departamento da mucosa intestinal, determinando sensações análogas àquelas ocasionadas pela presença de fezes no reto.

São puxos dolorosos, impertinentes, com vontades frequentes de defecar, na esperança de assim obter algum alívio para seu sofrimento, o que só conseguirá dificilmente e de um modo incompleto.

Os acessos se repetem a miúde e aqueles esforços para defecar acabam agravando-lhe a situação, aumentando-lhe a congestão e a irritabilidade da mucosa, seguida de relaxamento dos esfíncteres e um certo grau de prolapso do reto.

Se o doente não consegue, por uma medicação apropriada, suster o mal que o pretende dominar, sobrevêm hemorragias retais, cada vez mais abundantes, dores cruciantes, que lhe roubam, de todo, a tranquilidade, acabando, mesmo, por matá-lo anemiado, esgotado, e em estado da mais profunda caquexia.